Equipe INP Solar

Logo INP Solar 140210 v2Alunos da Escola de Vela Instituto Náutico Paraty (INP) formam a equipe Solar do INP. Composta por jovens entre 14 e 19 anos a equipe construiu e competiu no rali de barcos solares Desafio Solar Brasil (DSB) desde a primeira edição realizada em outubro de 2009. Os alunos se engajaram com afinco e motivação em todas as etapas de construção dos catamarãs solares VDC1 e VDC2, obtendo boas colocações nas competições.

Barco VDC1 - Paraty, outubro 2009
Barco VDC1 – Paraty, outubro 2009

 A equipe INP Solar trabalha continuamente na evolução das embarcações solares VDC1 e VDC2 com objetivo de competir no rali de barcos solares. O DSB é composto por três competições ao ano, sendo Florianópolis e Paraty etapas nacionais. O trabalho prático dos alunos aliado ao conhecimento teórico dos temas em questão mostrou-se excelente instrumento para capacitação técnica, trabalho em equipe e direcionar a solução de problemas com os meios disponíveis.

 INP Solar no FACEBOOK com muitas fotos, links e chat com a equipe INP Solar !

 

Barco VDC2 - Florianópolis, março 2012
Barco VDC2 – Florianópolis, março 2012

OBJETIVOS

Projeto, construção e análise de desempenho de sistemas e embarcações solares constituem um programa completo de qualificação de jovens para o trabalho com sistemas solares e seus constituintes. Atende a capacitação de aprendizes em profissões ligadas ao uso, instalação e manutenção de equipamentos elétricos, colaborando em atender a demanda do mercado por recursos humanos para atuar no segmento de fontes alternativas de energia, setor de transporte aquaviário e de eletricidade embarcada.

Laminação e construção.
Laminação e construção.

A boa colocação nas competições desde 2009, tem assegurado ao grupo de jovens paratienses lugar de destaque junto a instituições de ensino do porte das universidades UFRJ e UFSC. Esta regularidade nos resultados sinaliza que o projeto Solar do INP tem se mostrado eficiente no seu objetivo de ensino de ciências e capacitação de jovens para atuar no segmento de prestação de serviços náuticos.

 DESAFIO SOLAR BRASIL (DSB)

Acabamento
Acabamento

A primeira competição de barcos solares da América do Sul, o Desafio Solar Brasil, foi realizado na cidade de Paraty em novembro de 2009.

Usando o sol como única fonte energética navegam no mar mais de uma dezena de embarcações de 19 pés (6m) com o objetivo de cumprir o percurso estabelecido no menor tempo possível. Como se trata de um rali os tempos diários de cada equipe são somados e se consagra vencedora a equipe que cumprir as 8 provas no menor tempo. As dimensões máximas das embarcações, potência das placas solares e capacidade de armazenamento de energia são estabelecidos nas Regras visando equilíbrio.

HISTÓRICO

Barco VDC2 – DSB Florianópolis, 20 fevereiro 2011
Barco VDC2 – DSB Florianópolis, 20 fevereiro 2011

A embarcação solar VDC1 conquistou a terceira colocação no DSB 2009 Paraty e mesmo lugar no pódio no DSB 2010 Niterói. Em dezembro de 2010 o VDC1 se tornou a primeira embarcação elétrico-solar registrada no Brasil.

A embarcação VDC2 conquistou a terceira colocação no DSB Florianópolis 2011, segunda colocação no DSB Paraty 2011 e também segundo lugar no DSB Florianópolis 2012.

A competição visa prioritariamente a divulgação da energia solar como forma de obtenção de energia limpa e inovações no desenvolvimento do transporte naval com propulsão elétrica.

 Neste clima, muito mais de colaboração do que de competição, que vem se firmando o Desafio Solar Brasil. Tem grande força por ser composto por um grupo que comunga do ideal de desenvolvimento tecnológico sustentável para a formação de indivíduos conscientes e atuantes na disseminação de conhecimento e bem estar social.

equipeEquipe INP Solar – segundo lugar DSB 2012 Florianópolis

Acesse o site da equipe: http://institutonauticoparaty.org.br/