Equipe Babitonga

Babitonga

A equipe Babitonga foi criada em 25 de outubro de 2010, sendo a primeira equipe do gênero náutico movido à energia solar em Joinville. Atualmente, composta por 22 estudantes, e um professor doutor orientador Ricardo Aurélio Quinhões Pinto, todos acadêmicos do Centro Tecnológico de Joinville, da Universidade Federal de Santa Catarina.

O seu nome é oriundo da Baía da Babitonga, que está localizado entres as cidades de Joinville e São Francisco do Sul. Às margens da baía, existem resquícios importantes da mata Atlântica, e é na mesma que a equipe faz os testes da embarcação.

São desenvolvidos pela equipe os sistemas mecânico, elétrico e de navegação a bordo, juntamente com o projeto e fabricação do casco. Os alunos têm a oportunidade de adquirir conhecimentos relacionados a operação e desempenho da embarcação com auxílio de softwares para modelagem e simulação.

Além disso, fomenta o conhecimento dentro e fora da universidade através da realização de diversos minicursos, workshops e apresentações em eventos relacionados a sustentabilidade.

Dentre seus melhores resultados, a equipe foi campeã do evento nacional na categoria catamarã no ano de 2014, e vice no ano de 2015.

Facebook Equipe Babitonga

Foto-equipe-babitonga

undefined